sábado, 16 de dezembro de 2017

Projeto Integrador, Ponte Palito de Madeira

Finalmente o projeto em si, esse semestre, nos foi proposto a realização de uma ponte de palito de picolé, e logo abaixo irei postar, todos os detalhes da mesma.


Engenharia Civil - 6° Semestre - 2017


Memorial Descritivo e de Cálculo
Projeto Integrador
Construção de uma ponte de madeira com palitos de picolé



Acadêmicos:
 Thais Roque
Iara Nicolau
Dansley Antunes.

Orientador:
Prof°: Vitor Hugo Oligini Wessling


Dezembro, 2017.
Sumário


 




Introdução:


Em seguida estaremos apresentando o projeto da construção de uma ponte com palitos de picolé, que nos foi proposto pelo professor Vitor, do curso de engenharia civil da faculdade Uniamérica, para os alunos do 6° período, do qual deverá através de estudos, matemáticos, analises em grupo, e gerenciamento das atividades, construirmos a ponte do modelo de nossa escolha, porém com dimensões, peso, e tipos de materiais, já determinados pelo professor e orientador de projeto, o principal objetivo desse projeto que se segue, é construir uma ponte que suporte a maior quantidade de carga possível, que não ultrapasse o peso próprio de 400 gramas, e é de obrigatoriedade aguentar no mínimo 70 kg. Este é um projeto extremamente estratégico para os alunos, pois nos faz buscar alternativas praticas para aplicar as disciplinas apresentadas e aprendidas em sala de aula. Esperamos surpreender.

Equipe Desenvolvedora:


Thais Roque
Iara Nicolau
Dansley Antunes

Início do projeto:


A equipe após algumas discussões decidiu se dividir entre as funções, sendo que de início faríamos tudo junto, como por exemplo, a pesquisa de qual formato de ponte se faria em arco ou reta, após alguns estudos optamos pela reta, pois a mesma tem maior facilidade de trabalhar os eixos. Sendo assim, partimos para desenvolver um protótipo de teste, no qual nos baseamos em ideias que iam nos surgindo.
Ø  Fizemos o mesmo, e o resultado foi bom, a nossa primeira ponte rompeu com 78 kg. Porém nossos cálculos ainda não haviam sido feitos, e isso nos surpreendeu. Logo após esse teste demos início ao nosso segundo protótipo, fizemos o mesmo no AutoCAD como a figura 1.0.

Figura 1.0

Ø  E também aplicamos no programa Ftools, para melhor resultados e entendermos melhor a distribuição de forças e cargas, conforme a figura 1.1.


Figura 1. 1

Cálculos


Além disso, nos baseamos no cálculo proposto em sala, sabendo que toda treliça tem como função a distribuição da força ao longo da sua estrutura, sabiamos também que o ponto que aguentaria maior carga seria o centro da ponte, onde então será aplicada toda a força, assim então identificamos o ponto de rompimento. Esse estudo se baseou na maneira de que todas as estruturas da ponte seriam montadas da maneira correta e homogenia, por isso que determinamos o centro como o ponto aonde irá se romper.
Por seguinte, levamos em consideração que o menor valor de resistência do palito é o valor da compressão, então seguimos para ver a carga máxima que a mesma aguentaria.
Ø  Tendo valores por base, de que a resistência de tração do palito é de 90 kg, ou aprox. 900N, e a de compressão são de 4,9kg, ou aprox. 49N, definimos então que na área de rompimento da nossa ponte, foram dispostas 2 treliças com 4 palitos cada, que ao sofrer a ação da compressão, resultaria no cálculo a seguir:
Ø  2 treliças = 8 palitos
Ø  1 palito aguenta 4,9kg de compressão
Então:
Ø  8x4,9 = 39,2 kg
Ø  Porém as treliças distribuem o peso nelas aplicados em seu vértice por duas partes, por isso ao chegar nesse valor de 39,2kg, o multiplicamos por 2, resultando então em 78,4kg que será o valor final de suporte que nossa ponte terá.
Considerando o fator de segurança, que definimos em 2 maneiras, o fator de risco, em 10% para mais de erro e tanto quanto para menos, podendo entrar em consenso no de 5% de tolerância, para mais e para menos, essa foi à taxa de tolerância que decidimos juntos e de comum acordo, sendo assim:
Ø  10%: Poderia variar de 70,56kg até 86,24kg.
Ø  5%%: Poderia variar de 74,48 até 82,32kg.


Materiais utilizados no desenvolver do projeto:


Ø  2 tubos grandes cola de madeira;
Ø  Aproximadamente 1000 palitos de picolé;
Ø  3 lixas comuns de acabamento de construções;
Ø  2 Réguas
Ø  Alicates para corte dos palitos;
Ø  Prendedores de roupa para fixação da cola;
Ø  Programas desenvolvedores:
Ø  AutoCAD
Ø  Ftools
Tempo estimado do trabalho aproximadamente 3 meses.

Ilustrações do Projeto Ponte:



Figura 1. 2

Figura 1. 3


Figura 1. 4


Figura 1. 5


Figura 1. 6


Figura 1. 7


Figura 1. 8



Conclusão:


No decorrer deste trabalho, todos se esforçaram da melhor maneira possível, buscando sempre os melhores recursos, para obtermos a melhor confecção do trabalho. Seguimos respeitando as normas do projeto que nos foi dada em sala.
Descobrimos através deste o aperfeiçoamento do que nos foi dado em aula, à descoberta do que realmente são e para que se utilizam as treliças, como sobrepor suas cargas, e saber a força nelas necessárias.
E o nosso maior objetivo está alcançado, construímos uma ponte de madeira que atende a proposta do projeto da matéria projeto integrador do 6° período do curso de engenharia civil da Uniamérica.

Referências Bibliográficas



Agradecimentos:



Bom, apesar da dificuldade, e da total dedicação que empregamos a este projeto, queremos agradecer, a paciência dos nossos orientadores em salientar nossas dúvidas, a nossos familiares, que tiveram que compreender a dedicação e muitas vezes até no auxilio com cortes e colagens, e pôr fim a nós mesmos pelo comprometimento e bom desempenho. Esperamos agradar e atender o que a nós foi solicitado, agradecemos o ótimo aprendizado, e a ótima maneira de nos empregar o mesmo.

Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!!

Este Blog foi criado por Thais Caroline da Silva Roque, acadêmica de Engenharia Civil, 6° período, Faculdade Uniamérica, situada em Foz do I...